top of page

Breve trajetória da mostra

Em 2006 a Câmara Setorial de Teatro de Itajaí começa a discutir a retomada dos eventos que reuniam a produção local. Destas discussões nasceu o 1º Itajaí em Cartaz, com programação de maio a novembro de 2007, com a seguinte metodologia: Maio acontece a "Mostra Itajaí em Cartaz" com uma semana de espetáculos de todos os grupos da Câmara Setorial de Teatro e de junho a novembro estes espetáculos se mantiveram em cartaz durante os fins de semana, no Teatro da Casa da Cultura Dide Brandão.

 

1ª EDIÇÃO | NOVEMBRO 2007

 

Em 2008, também no mês de maio, o 2º Itajaí em Cartaz traz, além das companhias locais, os grupos convidados: Trip Teatro de Bonecos (Rio do Sul) com o espetáculo "O Íncrível Ladrão de Calcinhas" e o Pé de Vento Teatro (Florianópolis) com o espetáculo “De Malas Prontas”. 

Coordenação: Daniel Olivetto e Mônica Longo

 

2ª EDIÇÃO | MAIO 2008

Em 2009 o 3º Itajaí em Cartaz acontece em outubro e, além de reunir as produções dos grupos locais, amplia o intercâmbio, com grupos convidados na abertura e também no encerramento do evento. 

Coordenação: Caroline Carvalho e Charles Augusto

 

3ª EDIÇÃO | OUTUBRO 2009

Em 2010 a mostra acontece no mês de setembro e vem com novidades: a integração dos artistas locais da cidade dos diferentes setores da cultura e extensão das apresentações no Bairro Imaruí e São João. A Rede Itajaiense inclui na programação, a participação dos músicos do Conservatório de Música Popular de Itajaí, poetas, bailarinos da Academia de Dança Milenium e Grupo Maracatu. 

Coordenação: Charles Augusto e Rafael Orsi de Melo

 

4ª EDIÇÃO | SETEMBRO 2010

 

Em 2011 o 5º Itajaí em Cartaz apresenta em oito dias de Mostra 25 apresentações das mais variadas linguagens e estilos. Em virtude da situação das cheias no município, os ingressos são produtos de limpeza e higiene pessoal, alimentos não perecíveis ou água potável. Algumas peças ainda têm entrada gratuita.

Coordenação: Bruna Machado e Daiana Wagner

 

 

 

5ª EDIÇÃO | SETEMBRO 2011

Em 2012 se constrói uma dinâmica de aperfeiçoamento à profissionalização do evento: planejar o evento com um ano de antecedência, construir um ideário coletivamente que resultou num lugar dedicado à direção teatral, a contratação de uma ass. de imprensa. Solidificação de parcerias com Fundação Cultural e SESC. Implementação de oficinas, espaços de discussão como debates dos espetáculos, confraternização, a permanência dos grupos na cidade para cumprir a agenda do evento. O evento se torna um marco nos festivais de SC e sintetiza a importância da REDE.

Coordenação: Sandra Knoll e Valéria de Oliveira

6ª EDIÇÃO | MAIO 2012

Em 2013 o evento conta com cerca de 30 atividades: espetáculos,  seminário com artistas estaduais e nacionais, debates dos espetáculos locais, oficina e workshop, todos com a temática “Produção Cultural”. Profissionais da área de Criciúma, Blumenau, Florianópolis e Brasília participam do evento. E durante todo o evento a Rede Itajaiense de Teatro foi citada como referência no teatro, a nível estadual.

Coordenação: Daniel Olivetto e Jô Fornari

                                      7ª EDIÇÃO | MAIO 2013
 

Em 2014 o tema "Dramaturgia" norteia o evento. Além dos espetáculos, acontecem práticas de leitura e escuta com Heloise Baurich Vidor (Florianópolis); workshop sobre dramaturgia com Stephan Baumgartel (Florianópolis – UDESC); oficina com a Cia. Rústica (RS) sobre o processo de criação e dramaturgias dos seus espetáculos; e bate-papo sobre Dramaturgia com Gregory Haertel (Blumenau), Jucca de Oliveira (SP) e Silvestre Ferreira (Joinville). Estes dois últimos nomes partcipam como debatedores.

Coordenação: Andréa Rosa e Victor Zaguini

                                       8ª EDIÇÃO | MAIO 2014
 

Em 2015 a 9ª edição apresenta programação intensa de nove dias, com cortejo de abertura, 13 espetáculos dos artistas filiados à Rede Itajaiense de Teatro, espetáculo convidado, exibição de documentário, demonstração de processo criativo, oficina, workshop, debates sobre todos os espetáculos locais apresentados e ponto de encontro. Nesta edição, a Rede Itajaiense de Teatro propôs como temática formativa: O Trabalho do Ator. 

Coordenação: Ana Paula Beling e Andréa Rosa                  

                         9ª EDIÇÃO | NOVEMBRO 2015

bottom of page